quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Swissleaks, a montanha pariu uma lista

Não podendo admitir a hipótese de existir alguém que tenha ficado surpreendido com a existência de pessoas com contas na Suíça para fugir aos impostos, imagino que a surpresa seja apenas com a existência de uma lista com detalhes sobre os titulares dessas contas.
Sucede que esta lista foi obtida por uma figura pouco confiável, que furtou o documento aparentemente para vender, embora apareça agora a dizer que foi para salvar o mundo. Por outro lado, creio que os dados estão muito desactualizados.
Como se não bastasse, os titulares deste tipo de contas são muitas vezes testas de ferro, porque quando se tem uma conta com milhões na Suíça não se costuma ser completamente estúpido. Às vezes um pouco, sim, porque o dinheiro não resolve tudo, mas não completamente.
Neste cenário, sou indivíduo para afiançar que a montanha pariu um rato e esta lista vale tanto como a lista das compras do rapaz que a subtraiu. Talvez por isso não tenha sido vendida. Ou comprada, dependendo do ponto de vista.
Dará azo a algumas fofocas, sim, mas não passa disso. Mesmo em matéria de eventuais problemas com a autoridade tributária, estaria mais preocupado com eles se, por exemplo, tivessem passado numa scut sem pagar.