sexta-feira, abril 17, 2015

Dormir como deve ser também ajuda

Fala-se muito – e muito bem – de comer como deve ser. Então e dormir? Dormir mal é como comer bolas de Berlim de manhã à noite. Com creme.
Há logo uma consequência directa de dormir mal: o cansaço. É lógico mas nem sempre se tem isto presente. O cansaço provoca stress e o stress torna uma pessoa impossível de aturar sem ela notar. É como se o stress fosse um bicho que já criou uma defesa. Ou seja, torna a pessoa chata e sem que ela perceba.
Por isso temos aquelas pessoas que dizem que têm mau feitio a rir, como se fosse giro ter mau feitio. Depois há aquelas que dizem que antes de tomar um café não dizem coisa com coisa. Se tudo corresse bem, ninguém tinha mau feitio e o café podia ser um hábito mas jamais uma necessidade ou até mesmo uma condição para poder produzir mais do que grunhidos.
Há depois, também, para além destes benefícios sociais, um conjunto vasto de benefícios para a saúde quando se dorme bem, o que faz com que se verifique um conjunto vasto de malefícios quando se dorme mal.
“Ah, mas eu durmo lindamente” – dizem muitas pessoas. Muitas vezes são aquelas que se orgulham de um mau feitio crónico – só apreciado por elas – e que são capazes de matar por um café.
O facto de acordarmos sete ou oito horas depois de enfiarmos a cabeça numa almofada não significa que tenhamos dormido bem. E a existência de algum vigor matinal também não é prova de uma bela noite. Só sabemos que dormimos mesmo bem quando parece que temos pilhas novas e não andamos a marrar nas paredes estilo barata.
Há portanto muita gente que acredita que dorme bem sem saber o que isso é. Como não acordam durante a noite – o que já é bom – julgam que dormiram como bebés – que curiosamente acordam durante a noite. Mas depois de “dormirem lindamente” batem na mãe, no pai, nos filhos, na empregada, no motorista, no patrão, no estafeta, no carteiro, tudo entre dezenas de cafés – que estão sempre mesmo a precisar.
Há depois os génios, que se orgulham de dormir pouco. O popular professor Marcelo disse certo dia que dormia quatro horas – mas esqueceu-se de dizer que isso era a sesta – e então há uma grande porção de rapaziada que também só dorme quatro horas. E de facto só dormem quatro horas e têm força na verga durante vinte. Mal eles sabem que se dormissem oito horas eram ainda mais inteligentes do que já são com metade disso.
Vem tudo isto a propósito do quê? É porque a Hästens acaba de lançar a nova versão do seu modelo Auroria. A Auroria é uma das melhores cama de uma das melhores marcas de camas. É dormir numa nuvem sem o risco tremendo que é cair dela ou chocar com uma frente fria, já para não falar na dificuldade que é alcançá-las.
Naturalmente que uma cama não é suficiente para passarmos a dormir bem – muitos outros factores são também essenciais – mas é o ambiente perfeito. Não assentar o corpinho todas as noites num bruto de um colchão, mais duro que o próprio chão, que nos empurra para cima como se nos rejeitasse – como se dissesse “sai daqui, anda, eu estava aqui primeiro, sai, vai” – é meio caminho andado para repousar verdadeiramente. Isto para não falar nos materiais de que são feitos, pois às vezes uma pessoa passa o dia a comer bem para depois passar a noite a comer látex. E se for látex já é muito bom, porque na maioria dos casos come-se pior.
Enfim, dormir bem é fundamental e já que anda por aí tudo doido sem saber o que comer, era bom que depois não dormissem às três pancadas.