quinta-feira, junho 18, 2015

Grécia responde nas ruas às ameaças dos credores

Muitos milhares de pessoas concentraram-se esta noite em várias cidades gregas sob o lema “Tomemos as negociações nas nossas mãos. Abaixo a austeridade”.
Em Atenas, a manifestação convocada pelo Syriza teve lugar na Praça Syntagma, situada em frente ao parlamento grego, cuja presidente esteve ao lado dos manifestantes.
Para além de membros do Syriza, os protestos contaram com a participação de vários sindicatos e movimentos sociais e também com o partido Gregos Independentes. As palavras de ordem mais ouvidas, segundo a agência ANA-MPA, foram “A dignidade não se vende” e “As nossas vidas não são dos credores”. Mas viam-se também faixas e cartazes em inglês e alemão, pedindo mais democracia para a Europa.
“Estar aqui hoje significa duas coisas”, disse um dos manifestantes à agência de notícias grega. “Por um lado, fazemos pressão para o governo não recuar. O povo irá estar aqui na Praça Syntagma como esteve há cinco anos. Mas por outro lado, mostramos aos nossos credores que o governo não está sozinho e que tem o apoio do povo”.

Sem comentários: