segunda-feira, junho 08, 2015

“Na hora final, um apelo à sanidade económica e à humanidade”

Chegada a 25ª hora grega e europeia, um grupo de economistas destacados apela à sanidade naedição de hoje do Financial Times. Reproduzimos aqui a versão integral do texto traduzido porJosé Maria Castro Caldas.
“Excelentíssimo Senhor,
O futuro da União Europeia está em jogo nas negociações entre a Grécia e as suas instituições credoras que agora se aproximam do clímax. Para evitar um fracasso são necessárias concessões de ambas as partes. Da parte da União Europeia, indulgência e financiamento para promover a reforma estrutural e a recuperação económica e preservar a integridade da eurozona. Da parte da Grécia, compromisso credível para mostrar que, ao mesmo tempo que se opõe à austeridade, está a favor da reforma e quer desempenhar um papel positivo na União Europeia.
Numa carta ao Financial Times, em janeiro, alguns de nós disseram: “Acreditamos ser importante distinguir austeridade de reformas; condenar a austeridade não implica ser anti reforma.” Seis meses passados estamos consternados pelo facto de a austeridade estar a impedir reformas chave do Syriza em que os líderes da União Europeia certamente deveriam ter vindo a colaborar com o governo grego: particularmente para ultrapassar a evasão fiscal e a corrupção.

Sem comentários: