sexta-feira, junho 12, 2015

Se a Zona Euro Pensa que Pode Chantagear a Grécia, Está muito Enganada

Tradução do artigo de Costas Lapavitsas no The Guardian, de 9 de junho, em que se diz, basicamente, o seguinte: «os credores estão-se marimbado para interesses da Grécia, e o Syriza, que continua a ter grande apoio popular, não terá medo de considerar as alternativas.»
A interminável crise grega sofreu uma aceleração dramática na semana passada: o governo entregou uma lista de propostas e a troika (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) respondeu com uma lista própria, que o lado grego rejeitou de imediato. Seguiu-se um debate no parlamento em Atenas, durante o qual o primeiro ministro reiterou a rejeição, e, por fim, a Grécia não cumpriu o pagamento ao FMIagendado para 5 de junho, presume-se que agregando todos os reembolsos num único pagamento, a acontecer no fim do mês.
Ao cabo de cinco anos de falhanço catastrófico, paira no ar a sensação de que a crise está prestes a atingir algum tipo de desfecho, que talvez inclua entrar em incumprimento e sair do euro. Existe uma grande frustração no seio da população com aquilo que é visto como a atitude inflexível dos credores. Mas existe também uma preocupação profunda no que diz respeito às implicações do incumprimento e da saída.

Sem comentários: