domingo, agosto 10, 2008

Notas soltas

Notas soltas


«A guerra no Iraque é mais do que nada pelo petróleo».
Alan Greenspan, ex-presidente da Reserva Federal, in The age of turbulence

«O Iraque foi assassinado e nunca mais se voltará a por em pé (...) A ocupação estado-unidense foi mais desastrada que a dos mongóis, que saquearam Bagdad no século XIII».
Nir Rosen, in Current History

«Jornalista: Dois terços dos norte-americanos dizem que (a guerra no Iraque) não vale a pena...
Entrevistado: E?
Jornalista: E? Não lhe importa o que pensa o povo americano?
Entrevistado: Não. Não penso que nos devamos desviar da rota devido aos resultados flutuantes das sondagens de opinião».
Fragmento da entrevista de Martha Raddatz, condutora do programa de televisão Good morning, América/ABC a Dick Cheney

«Uma das finalidades da invasão do Iraque era a de intimidar o Irão. Na realidade o que fez foi aumentar a influência do Irão no Iraque».
Relatório 2008 de Current History

1947 – Estados Unidos condenaram um oficial japonês a 15 anos de prisão porque utilizou a tortura do waterbording contra um americano.
2007 – O waterboarding é uma tortura? «Depende de quem a pratica».
Resposta de Rudolph Giuliani, candidato presidencial

«... nenhuma circunstância especial, seja em estado de guerra ou ameaça de guerra, instabilidade política interna ou de emergência pública, pode ser invocada como uma justificação da tortura».
Declaração da ONU, aprovada por Estados Unidos

«Segundo o FMI, em 2008, a China, Índia e Rússia crescerão 10%, 8,4% e 6,5%, respectivamente. Os Estados Unidos crescerão 1,9% e o Japão, 1,7%. Entretanto, espera-se que a África Sub-Sahariana cresça 6,5%. Segundo a OCDE o crescimento da economia dos Estados Unidos será de zero no primeiro semestre do ano».
Relatório 2008 de Current History

«Isso é o que diz o FMI. Segundo a OCDE o crescimento da economia dos Estados Unidos será de zero no primeiro semestre do ano. A economia dos EUA está a mover-se horizontalmente, se é que não se está a contrair».
BBC, 20 de Março

«Mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e um número ainda maior não tem serviços de saneamento. 1,5 milhões de crianças menores de cinco anos morrem cada ano de diarreia, segundas causa de mortalidade infantil».
OMS no Dia Mundial da Água

A polícia de Algeciras apanhou um carregamento de roupa equivalente a 200 milhões de euros. A roupa, falsificada, será incinerada. Entretanto, ONGs caritativas andam pelo primeiro mundo a pedir roupa para os países pobres.
Dos jornais espanhóis de 14 de Março

«Existem hoje exactamente 8 milhões de imóveis submersos em dívidas. Calculo que, se os preços no mercado imobiliário caírem mais 10%, dobrará o número de devedores cujo valor das casas é menor do que o débito total. Nesse ritmo, em pouco tempo, 40% do total das hipotecas no país estará em situação de não cumprimento. Serão 51 milhões de imóveis».
Nouriel Roubini, professor de economia na Universidade de Nova Iorque

«Os paramilitares, os amigalhaços de Uribe, são os responsáveis pelo desaparecimento de mais de 30 mil pessoas e, segundo uma organização internacional insuspeita, de 80% dos 400 mil delitos cometidos na Colômbia entre 1990 e 2006».
Relatório de Amnistia Internacional

«... o custo das operações (de guerra no Iraque), sem considerar os gastos a longo prazo, como a atenção dos ex combatentes, supera já o custo da guerra do Vietname, que durou 12 anos, e representa mais do dobro do que custou a da Coreia».
Joseph Stiglitz, in The Three Trillion Dollar War: The true cost of the Iraq conflict

Pedro Campos
http://www.infoalternativa.org/mundo/mundo304.htm

Sem comentários: