As próximas eleições para a Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (DAELUL), a realizar nos próximos dias 26 e 27 de Março, estão marcadas pela presença de uma lista – lista X – composta por elementos de extrema-direita.
Depois dos graves incidentes das últimas semanas – ameaças, pintura de murais, etc. – este é mais um dado que suscita a maior preocupação. Durante a campanha eleitoral, o clima de medo, ameaça e intimidação agravou-se na faculdade. Vários elementos da lista X dedicaram estes dias a ameaçar as pessoas da lista opositora e quem se tem organizado para denunciar as atitudes racistas e intimidatórias que vêm verificando.
Desta lista fazem parte membros activos da extrema-direita, nomeadamente um dos condenados de assassinato de Alcindo Monteiro, no Bairro Alto em 1995.
O SOS Racismo reafirma a preocupação com o crescimento e impunidade da extrema-direita violenta e criminosa no espaço público. Esta nova ofensiva sobre as Universidades pretende inaugurar o clima do medo e do racismo também no ambiente académico. Aceitar esta nova realidade – como, no passado, se verificou, impunemente, nos estádios e nas claques – é irresponsável e agenda a possibilidade de ver regressar a violência política (fascista e racista) às faculdades.
Por isso mesmo, o SOS Racismo vem alertando os responsáveis da Faculdade de Letras para esta realidade. Há cerca de um ano, o SOS fez chegar ao Presidente do Conselho Directivo, em reunião no dia 26/05/2006, a sua preocupação com as ameaças e o clima de intimidação que se vive nos corredores e bares da instituição. Infelizmente, este responsável, no passado como no presente, prefere ignorar a gravidade deste crescimento da extrema direita na sua faculdade.
O SOS Racismo pedirá, nos próximos dias, audiências com a máxima brevidade a várias entidades que entendemos que devem pronunciar-se e posicionar-se no sentido de encarar este problema: ao Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (novamente), ao Reitor da Universidade de Lisboa, ao Ministro da Administração Interna e ainda ao Ministro do Ciência e do Ensino Superior.
Apelamos à mobilização de toda a comunidade escolar e do país contra esta ameaça. Adiar ou assobiar para o lado perante esta realidade apenas trará dissabores maiores no futuro que, acreditamos, ninguém deseja. Este é o momento para afirmar a diversidade política e cultural e recusar o autoritarismo, a violência e o racismo.
Pelo SOS Racismo
José Falcão
SOS Racismo
http://www.infoalternativa.org/portugal/port152.htm
Quando a injustiça se torna lei, a resistência torna-se um dever! I write the verse and I find the rhyme I listen to the rhythm but the heartbeat`s mine. Por trás de uma grande fortuna está um grande crime-Honoré de Balzac. Este blog é a continuação de www.franciscotrindade.com que foi criado em 11/2000.35000 posts em 10 anos. Contacto: franciscotrindade4@gmail.com ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário