Tópicos duma definição

sábado, maio 22, 2010

Desenhando Maomé

Alguns muçulmanos acham bem ameaçar, agredir, e até matar pessoas que desenhem Maomé porque acham que é pecado desenhar Maomé. Pena não acharem que ameaçar, agredir e matar sejam pelo menos pecados tão graves. Mas além de intolerantes e com os valores trocados, esses muçulmanos demonstram também ignorância acerca da sua própria religião. Desenhar Maomé foi prática comum nas nações islâmicas durante muito tempo antes desta religião degenerar numa das ideias mais parvas de sempre.
A imagem abaixo é o detalhe de uma ilustração de um manuscrito persa do século XIII, representando Maomé a dar um sermão aos convertidos no Monte Ararat, uma ilustração muito apreciada nos manuscritos árabes da época.


Esta outra mostra Maomé a receber os ensinamentos do anjo Gabriel, no “Compêndio de Crónicas” (Jami' al-Tawarikh), da autoria de Rashid al-Din e publicado na Pérsia em 1307.


Finalmente, uma imagem da visita de Maomé ao inferno, acompanhado por Buraq e o anjo Gabriel, onde assistiu a mulheres penduradas pelos cabelos a arder para toda a eternidade, condenadas pelo pecado de incitar os homens mostrando os seus cabelos.



Isto não só demonstra que era legítimo desenhar Maomé e que o Islão não é muito simpático para as mulheres, mas também que os homens muçulmanos, pelo menos os dessa altura, eram um bocado totós para se deixarem incitar por tão pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário