Tópicos duma definição

domingo, maio 15, 2011

A luta dos povos árabes fala mais alto

“O mundo está mais seguro”, disse Durão Barroso acerca do assassinato de Ossama bin Laden fazendo-se eco de outras vozes do mesmo timbre.
O gáudio dos governos e das polícias ocidentais e a propaganda (vazia de sentido político, para entreter curiosos) sobre os detalhes da operação são uma nuvem de poeira que tende a esconder a real mudança que se está a dar no mundo árabe e muçulmano. Considerada esta realidade nas suas devidas proporções, não há razão para as potências imperialistas cantarem vitória.

O rosto do mal

Bin Laden foi a face escolhida pelos EUA para dar rosto ao “terrorismo sem pátria” e ao “fundamentalismo religioso”, pretextos que serviram ao imperialismo para prosseguir no plano mundial a guerra que antes levou a cabo sob a capa do “perigo comunista”. Serviu de instrumento prático para a invasão do Afeganistão e para prolongar uma ocupação que dura há dez anos. Foi também, em boa medida, argumento para a invasão do Iraque em 2003. Mas, saldando-se estas duas aventuras por um fracasso para os EUA, não apenas político como também militar, a eliminação de bin Laden representa fraco consolo para os centuriões de Washington.

Sem comentários:

Enviar um comentário