quarta-feira, novembro 30, 2005

Breve Apresentação de P.-J. Proudhon

Agora que tem à sua frente, Senhor Leitor, muitos dos meus textos sobre Proudhon, algumas questões prévias são necessárias esclarecer, sobre o homem que por vários motivos é ostensivamente esquecido, embora sejamos visceral e culturalmente seus herdeiros. O meu objectivo não é esclarecer totalmente este problema, pois isso implicaria a escrita dum livro, o que não é o objectivo deste pequeno texto. Daí que opte pelo sistema dum questionário, somente com a pretensão de lhe aguçar a curiosidade.


Questionário:


Qual foi o primeiro crítico do comunismo marxista salientando claramente o seu dogmatismo e o seu autoritarismo o que só podia levar à repressão e a uma sociedade acrítica?

Resposta: P.-J. Proudhon.

Qual foi o fundador da Ciência Social, mais tarde designada por Sociologia, juntamente com Augusto Comte?

Resposta: P.-J. Proudhon.

Qual o primeiro teórico sobre a temática do Federalismo, tão badalada hoje em dia e que levanta o futuro da Comunidade Europeia?

Resposta: P.-J. Proudhon.

Qual foi aquele que pela primeira vez fez uma crítica à propriedade privada dos meios de produção, e que foi considerada uma abordagem científica?

Resposta: P.-J. Proudhon.


Qual foi aquele que pela primeira vez claramente colocou a dimensão do Trabalho em oposição com o Capital?

Resposta: P.-J. Proudhon.

Quem foi aquele que pela primeira vez falou e tematizou uma ciência da Economia Política?

Resposta: P.-J. Proudhon.


Quem foi aquele que pela primeira vez e claramente separou o socialismo científico do socialismo utópico?

Resposta: P.-J. Proudhon.


Quem foi o apologista da autogestão?

Resposta: P.-J. Proudhon.


Quem foi aquele que verdadeiramente fez uma crítica consistente à dialéctica Hegeliana tripartida (Tese, Antítese e Síntese) e não se limitou como fez Marx com a sua dialéctica em torná-la directamente oposta à do Mestre.

Resposta: P.-J. Proudhon.


Quem foi o primeiro a iniciar e a tematizar o problema da propriedade literária e dos direitos de autor?

Resposta: P.-J. Proudhon.

Quem foi aquele que fez pela primeira vez uma crítica ideológica à Igreja Católica?

Resposta: P.-J. Proudhon.

Quem foi aquele que tematizou o tema das Relações Internacionais em torno da Guerra e da Paz de tal modo que Tolstoi em honra dele utilizou o título duma sua obra “Guerra e Paz” para o seu romance mais importante e património literário da Humanidade?

Resposta: P.-J. Proudhon.



Este questionário poderia continuar, mas do meu ponto de vista é suficiente para poder atingir os seus objectivos. Se a esta altura da leitura este questionário não lhe tiver aguçado a curiosidade, aconselho a não ler mais nada. Se pelo contrário, como penso, mesmo que não conheça Proudhon, ou conheça mal, este questionário lhe tiver chamado a atenção para a importância fundamental da sua obra verdadeiramente enciclopédica, então deve realizar as leituras que se lhe impõem.
Se for necessário poderei, em qualquer altura, elucidá-lo sobre algum aspecto que precise de melhor esclarecimento.

Obrigado pela atenção dispendida

Sem comentários: