segunda-feira, abril 28, 2008

dois pesos e duas medidas-denuncia de tortura em Portugal

Em Portugal tortura-se. É esta a acusação que a ACED (Associação Contra a Exclusão e pelo Desenvolvimento) fez no início de Abril, publicando um relatório sobre a tortura a que foi submetida Leonor Cipriano, a mãe da pequena Joana desaparecida no Algarve.

O caso de Joana tem notáveis semelhanças com o do desaparecimento de Madeleine McCann, acontecido na praia da Luz, há quase um ano. Nunca foi possível encontrar as crianças nem esclarecer o seu desaparecimento. Mas o comportamento da polícia foi completamente distinto nas duas investigações.

A mãe de Joana era uma portuguesa pobre e foi torturada durante a investigação e condenada sem provas. Os McCann são ricos, bem relacionados e foram apenas constituídos arguidos. O caso de Madeleine foi discutido ao mais alto nível na Cimeira de Lisboa enquanto o desaparecimento de Joana teria caído no esquecimento não fora esta investigação agora levada a cabo pela ACED.

Cabe a todos nós divulgar esta injustiça aproveitando o mediatismo do caso Madeleine, agora que se vai cumprir um ano sobre o seu desaparecimento. Cabe a todos nós dizer que se tortura em Portugal. Por isso aqui deixo o apelo a que se divulgue esta situação. Não é admissível que no século XXI aconteçam coisas destas em Portugal.

Relatório completo:
http://iscte.pt/~apad/ACED/oficios08/16apd@08_04_08relatorio%20tortura%20mae%20Joana.doc

Site da ACED:
http://iscte.pt/~apad/ACED/

Noticia:
http://diario.iol.pt/sociedade/joana-tortura-leonor-cipriano/939315-4071.html
http://sol.sapo.pt/blogs/contramestre/

Sem comentários: