sábado, agosto 30, 2008

Vítimas duas vezes


Leio no Diário de Notícias (online) um trabalho bem feito, sobre o universo das vítimas de actos de violência, em Portugal e da tremenda falta de informação que leva a um cenário em que “só uma em cada dez vítimas pede indemnização”.
Não estou a falar de pedidos de indemnização “à sorte” ou “a ver se pega”. Não. Estou a falar de milhares de pessoas que são violadas, vítimas de violência domestica, assaltos, etc, etc, que preenchem todas as condições para receber as indemnizações estabelecidas pela lei.
Pode ser uma pergunta muito parva... mas já que se trata de vítimas que são conhecidas e que portanto, ou junto das autoridades policiais, ou nos hospitais, foram devidamente identificadas enquanto vítimas, custaria muito a esses agentes (policiais ou de saúde) informar imediatamente essas pessoas dos seus direitos?
A quem é que interessa que as vítimas desconheçam que têm direito a indemnizações?
Eu sei que na esmagadora maioria dos casos, os agressores não têm condições para pagar seja o que for e nesses casos é o Estado que deve assumir as responsabilidades.
Que raio de Estado é que faz uma lei “bonitinha” em que as vítimas têm direitos, mas depois, pelos vistos, não faz nenhum esforço para que elas os conheçam?
Fica mais barato aos cofres públicos?
Que coisa triste!
http://samuel-cantigueiro.blogspot.com/

Sem comentários: