segunda-feira, dezembro 29, 2008

GANHAR FORÇA PARA A LUTA!

Ao contrário do que é habitual, aqui fica uma mensagem de Fim de Ano.
Os últimos dias do ano civil que se aproxima do fim foram especialmente "dramáticos", ao contrário do que a aparência do modelo de avaliação simplex quis impor. Mansamente, quiseram ludibriar-nos por benesses imediatas, que só têm como objectivo enganar-nos e desmobilizar-nos.
2009 aproxima-se. Devemos preparar-nos para um ano de lutas decisivas e duras. Com determinação e unidade, venceremos esta "GUERRA" que o Governo, através do Ministério da Educação, decidiu declarar aos professores e à qualidade da escola pública.
É preciso recobrar forças para a luta que se avizinha ao retomar as actividades lectivas. É preciso resistir dentro e fora das escolas.

Não desistiremos enquanto não for suspenso este modelo de avaliação inspirado no subdesenvolvimento latino-americano, decalcado do modelo chileno. Não nos conformaremos com remendos nem com o que, declaradamente, já foi reconhecido como mau e não tem como objectivo a melhoria da prática lectiva. A avaliação é algo muito sério para permitir veleidades, falsos moralismos, mentiras e irresponsabilidade.
Os professores sempre foram avaliados e querem continuar a sê-lo. Se não se quer o modelo de avaliação anterior, siga-se um dos modelos dos países mais desenvolvidos da Europa.
Não desistiremos enquanto o Estatuto da Carreira Docente não for revogado e revisto, expurgando-o da aberrante divisão da carreira em duas categorias de profissionais que, afinal, desempenham a mesma função, sem esquecer que a divisão já realizada assentou em critérios desadequados, aleatórios, espúrios, injustos e falsos.

Os nossos (des)governantes terminam as funções e "desaparecem" para lugares de benesses ainda maiores! Os Professores continuarão nos estabelecimentos de ensino, por longos anos, dedicando o seu esforço à escola e ao País! Os Professores continuarão a sua função de enorme responsabilidade, contribuindo para a educação de um povo! Os (des)governantes continuarão apenas preocupados com a forma de tornarem possível a manutenção do seu poder!
UNIDOS E DETERMINADOS, VENCEREMOS!

MOBILIZAR! UNIR! RESISTIR!
http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/

Sem comentários: