quarta-feira, março 31, 2010

EUA - Livro: “Somos uma Imagem do Futuro: A Revolta Grega de Dezembro de 2008”

Em meados de março de 2010, a AK Press lançou nos Estados Unidos um livro abrangente sobre a insurreição ocorrida na Grécia em Dezembro de 2008 após o assassinato feito pela polícia do jovem de 15 anos Alexis Grigoropoulos, enfocando suas raízes históricas, suas múltiplas formas e manifestações, e seus contínuos efeitos nas repressões que giraram ao redor da eleição nacional em Outubro de 2009. Com dúzias de fotos, quase quarenta entrevistas inéditas com participantes e observadores da revolta, e dúzias de textos traduzidos, artigos, e comunicados de uma variedade de grupos, o livro "Somos uma Imagem do Futuro" explora a história das lutas sociais gregas e o espaço anarquista em particular, enquanto tenta dar respostas múltiplas às questões sobre de onde as insurreições vieram, qual o papel dos anarquistas nisso tudo, até que ponto o Estado é capaz de reprimi-los, que obstáculos impedem a insurreição de se tornar uma revolução, e de que maneiras eles mudam a sociedade quando se contêm ante a revolução total?

Os editores deste livro buscam simultaneamente documentar um momento importante na história das lutas anarquistas, apresentar o movimento anarquista grego em um contexto histórico e promover a teoria e a estratégia anarquista, a compreensão da sociedade, do Estado e a revolução global.

"Nós somos Uma Imagem do Futuro" inclui entrevistas com:

• Anarquistas e anti-autoritários de Atenas, Tessalônica, Patras, e muitas outras vilas e ilhas.

• Participantes nas ocupações da Universidade Politécnica, da Escola de Economia de Atenas, da Universidade de Direito de Atenas, da Confederação Geral dos Trabalhadores Gregos, do escritório do sindicato dos editores de jornal, da Escola de Teatro em Tessalônica, e do National Opera Hall de Atenas.

• Amigos de Alexis Grigoropoulos e estudantes da escola secundária de Exarchia.

• O morador de Exarchia que filmou o assassinato de Alexis.

• O foto-jornalista despedido por tirar uma foto de um policial sacando sua arma um dia após o assassinato de Alexis.

• Um membro do sindicato de base anti-autoritário de Konstantina Kuneva, uma pobre trabalhadora imigrante brutalmente atacada por capangas em Dezembro por causa de suas atividades sindicais.

• Estudantes, esquerdistas, pessoas não filiadas, membros conservadores da família de anarquistas, e pessoas ao acaso nas ruas.

• Um refugiado que organiza apoios a outros refugiados, e muitos imigrantes que participaram na revolta.

• Pessoas que têm participado nas lutas desde os anos 70 e pessoas que saíram às ruas pela primeira vez em Dezembro.

• Proprietários de lojas de artigos de luxo atacadas por anarquistas (incluindo uma entrevista com um anarquista que tinha ajudado a destruir uma loja e voltou imitando um jornalista de um grande jornal internacional).

• Ativistas midiáticos independentes e pessoas envolvidas em contra-informação.

• Pessoas envolvidas com a luta de apoio aos prisioneiros.

• Algumas pessoas envolvidas na ocupação de estações nacionais de televisão.

• Anarquistas que organizaram ações de solidariedade em outros países.

O livro contém traduções originais e traduções reimpressas de mais de uma dúzia de assembléias, grupos e iniciativas, incluindo prisioneiros, grupos de guerrilha urbana, ocupações de universidades e prefeituras, grupos feministas, grupos imigrantes, grupos de trabalhadores, etc. Há também muitos artigos feitos pelos editores que analisam o papel da mídia, a internacionalização da luta, a lógica de não fazer demandas, os resultados da revolta de Dezembro, o papel da classe trabalhadora, gênero e anti-sexismo no movimento, a estratégia dos grupos de guerrilha armada e o significado da violência para a luta anarquista.

“Este livro é justamente o que Dr. Anarquia pediu. Como transformar uma insurreição numa revolução. A revolta grega inspirará uma geração assim como Paris 68 fez 40 anos atrás”.

- Ian Bone, guerreiro classista e autor de Bash the Rich

“Se protesto é quando digo eu discordo, e resistência é quando digo eu faço alguma coisa em relação a isto, então insurreição é quando todo mundo está a bordo também. E assim foi em Dezembro de 2008, quando a Grécia entrou em chamas... Somos uma Imagem do Futuro é um retrato quintessencial da revolução em ação. A vindoura insurreição global já começou”.

- Ramor Ryan, autor de Clandestines

“O que o levante Zapatista de 1994 foi para o movimento antiglobalização a insurreição grega de 2008 poderia ser para a morte do capitalismo em si”.

- Coletivo de Ex-Trabalhadores CrimethInc.

“Esta deslumbrante coleção não é um livro sobre a grande insurreição de 2008 – é uma peça viva disso que pode se tornar uma parte de nós, e através de nós, abre a perspectiva de um universo que de outra forma talvez nunca teríamos imaginado ser possível. Historiadores futuros podem bem concluir que a Revolução finalmente começou em 2008. Se eles fizerem isso, este livro terá desempenhado um papel crucial nesta realização”.

- David Graeber, autor de Direct Action: An Ethnography

Serviço

"We Are an Image From the Future: The Greek Revolt of December 2008"

A.G. Schwarz (Editor), Void Network (Editor), and Tasos Sagris (Editor)

Preço promocional de lançamento: $12,75 (cerca de 25 reais sem custos postais)

Pedidos: http://www.akpress.org

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários: