quarta-feira, abril 28, 2010

Alemanha - Encontro em Dresden debate os desafios da “Utopia”

“Organizar a Utopia! Dias libertários em Dresden”. Este é o título de um evento que vai acontecer pela primeira vez em Dresden, de 1 a 8 de maio, e promete agitar a cidade, que fica no extremo leste da Alemanha. São previstas várias atividades, como oficinas, palestras, manifestações, festivais de rua, cinema ao ar livre, shows, festas, exposições, cozinhas públicas, rádio ao vivo e muito mais.

“Nós queremos promover a auto-organização e desenvolver políticas horizontais. Alternativas emancipatórias além do Estado e do Mercado. Mostrar formas autogestionárias as pessoas interessadas e nos conhecer também. O que nos une é a luta contra a opressão, as injustiças e as hierarquias. O encontro não tem finalidades comerciais”, diz um dos organizadores do evento, que está sob o cuidado de uma rede de anarquistas de Dresden, com apoio de grupos antifascistas e animalistas da região.

No contexto do encontro, como promoção, os organizadores divulgaram um vídeo (link abaixo) que fala de uma experiência alternativa no bairro de Bauwagen, em Berlim, onde ativistas vivem em trailers, sem água corrente e luz elétrica. “Utopia ou uma tentativa romântica de fugir do mundo moderno?”, perguntam eles, em tom de provocação.

Vídeo "Das Königreich Lohmühle": http://vimeo.com/11037831

Mais infos do encontro: http://utopienentdecken.blogsport.de

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários: