quarta-feira, maio 05, 2010

1º de Maio anarquista em várias cidades da Ucrânia

Este ano, os anarquistas e anarco-sindicalistas da Ucrânia realizaram atos na passagem do 1º de Maio em várias cidades do país. As mais importantes manifestações aconteceram em Kiev e Donetsk.

O protesto mais marcante, como no ano passado, foi em Kiev. Participaram aproximadamente 500 pessoas na manifestação. Este evento não havia sido aprovado pelas autoridades locais, mas mesmo assim ocorreu.

Os participantes marcharam em quatro blocos, entre os quais tinha um bloco de sindicalistas (Sindicato dos Jovens - Ação Direta) e outro do grupo Zoozaschitnikov.

Entre os oradores do comício estavam os representantes dos sindicatos de Ação Direta e Proteção do Trabalho, que leram os informes sobre suas ações no ano passado, e um representante do Zoozaschitnikov na sua fala criticou o capitalismo desde a perspectiva da ecologia social.

Para finalizar a jornada de luta houve um concerto do grupo Electroclash "Barto", que estava muito insatisfeito com a polícia, que exigia o fim da apresentação. No entanto, a polícia não se atreveu a parar a sua atuação, e a marcha não autorizada.

Outro evento relativamente amplo para os anarco-sindicalistas foi o comício na cidade de Donetsk, realizado por membros da RKAS - Nestor Makhno.

A manifestação chegou a reunir 60 membros da RKAS e outros tantos da CGT - AS e simpatizantes de diferentes localidades e países, como de Donbas, de Dnepropetrovsk, Zaporozhye, Kiev, Odessa, Kharkov e convidados da Alemanha.

Por outro parte, cabe destacar que houve uma manifestação em Sebastopol. O protesto reuniu cerca de três dezenas de apoiantes da esquerda radical, com a intenção de participar do tradicional evento.

A participação dos anarquistas nas manifestações na cidade, no entanto, atraiu a polícia, que impediu a passagem dos anarquistas para o acontecimento. Ao mesmo tempo, por distribuir folhetos três pessoas foram presas.

Fotos: http://aitrus.info/node/822

agência de notícias anarquistas-ana



Sem comentários: