sábado, maio 29, 2010

Canadá - Acontece, neste fim de semana, a Feira do Livro Anarquista de Montreal


Acontece neste final de semana, dias 29 e 30 de maio, uma nova edição da Feira do Livro Anarquista de Montreal com uma intensa programação: workshops, filmes, palestras, exposições, atividades para crianças e muito mais. O evento faz parte do Festival da Anarquia.]

Desta vez a Feira - que já é uma das maiores do gênero, se comparando as feiras de livros anarquistas de Londres e Nova Iorque - acontecerá em dois locais distintos, um na frente do outro. O ambiente principal será o COPE, um centro comunitário de educação de adultos, no sudoeste de Montreal. O outro o Centro Cultural Georges Vanier.

Mais de 100 expositores estarão montando suas banquinhas no auditório principal, com distribuidoras, editoras e grupos anarquistas de várias cidades do Canadá e dos Estados Unidos e de outros países, como França, Bélgica, Suíça, Suécia, Reino Unido... Todos a compartilhar as suas publicações e materiais. Vão ser disponibilizados muitos materiais grátis e muita coisa especialmente criada para a Feira.

Durante a Feira, haverá um espaço para exibições de filmes e documentários alternativos. O evento também trará um local onde as paredes ficarão cobertas com obras de arte de artistas e ativistas cuja prática se baseia no libertarismo, dentro da "Exposição Arte & Anarquia”. Esculturas, pinturas, cartazes, banners, desenhos, instalações e outras formas de comunicação farão parte da mostra.

A programação ainda inclui um espaço de “Solidariedade Aborígine”, que focará discussões ligadas às lutas indígenas e uma outra sala intitulada “Resistência “Anticapitalista”, que abordará uma série de conversas sobre a reunião do G8 e G20, que acontece no final do mês de junho em Toronto, no Canadá.

A Feira também trará um espaço dedicado as crianças: “A Zona Infantil”, com atividades lúdicas, jogos, lanches, atividades ao ar livre, esportes, oficinas, reflexões e discussões sobre a paternidade para os anarquistas que são pais, ou não.

A programação ainda traz workshops e apresentações como introdução à anarquia para “iniciantes” e curiosos ou quem está fazendo contato pela primeira vez com o anarquismo. Mas também haverá para os interessados, apresentações e discussões libertárias, que vão explorar em maior profundidade temas relacionados ao anarquismo. A idéia dos organizadores da Feira é tornar o evento acessível a todos.

Todas as atividades serão gratuitas, no entanto, as doações são incentivadas. A cada ano, a grana que sobra das despesas os organizadores da Feira encaminham para outros projetos libertários.

Cabaré Anarquista

Na sexta-feira, dia 28, haverá uma festa de abertura da Feira do Livro Anarquista de Montreal, uma noite de muita música, hip hop e dança, com os grupos Micros Armés (hip hop/trip hop), Dramat!k (hip hop), Chaotic Insurrection Ensemble (fanfarra anarquista) e Emrical (ritmo e poesia rap). Esta jornada festiva e rebelde também faz parte do Festival da Anarquia.

Confira a programação completa da Feira em: http://www.salonanarchiste.ca

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários: