sábado, maio 01, 2010

Conhecimento: património público ou apropriação privada

Esta é uma das discussões mais importantes que se travam actualmente, que contrapõe duas concepções de cultura e de direitos individuais e colectivos. Numa economia de mercado, tudo se torna mercadoria, os recursos são incentivados pelo custo/benefício, os direitos de apropriação privada dos lucros teriam que ser garantidos, para que o investimento fosse atraente.

O resultado tem sido o incentivo a projectos rentáveis, conforme os critérios de mercado. Que editora se proporia publicar as obras completas de um autor clássico, se o preço fosse muito caro, se o retorno – caso houvesse – fosse de longo prazo? O incentivo é a que se encenem obras com poucos personagens no teatro, provavelmente com casais que protagonizam simultaneamente novelas na televisão, com carácter erótico-sentimental. Quem se atreveria a encenar uma obra de Shakespeare ou do teatro grego, pelos custos que significa, pela falta de interesse de investidores privados?

Conta-se o caso de um autor teatral paulista que, tendo escrito uma comédia com o título O presunto, buscou uma empresa que produz presuntos e teve a seguinte resposta: Estamos a lançar um novo produto – o chester. Não daria para o senhor mudar o titulo da peça?

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