terça-feira, junho 01, 2010

Artistas de Cuba são reprimidos pelas autoridades do país

Três artistas cubanos do Coletivo Omni Zona Franca, da região proletária do bairro Alamar, estiveram recentemente na Europa realizando uma turnê que compreendeu as cidades de Berlim, Barcelona e Paris. De regresso a Cuba, na terça-feira passada (25 de maio), no momento da chegada dos artistas ao aeroporto, foram presos e os seus equipamentos seqüestrados e colocados “sob custódia”. A detenção durou seis horas. Durante esse tempo os seus familiares e os seus amigos se mantiveram esperando do outro lado da alfândega.

Todos seus equipamentos eletrônicos (computadores, câmaras fotográficas, discos duros, dispositivos de arquivos portáteis etc.) ficaram em poder das autoridades. A apreensão - segundo informam - terá uma duração de um mês, para que os especialistas da segurança do Estado cubano possam revistar cuidadosamente o conteúdo de todos os aparelhos confiscados.

Esta ação constitui uma fragrante violação dos direitos dos três cidadãos cubanos, os quais foram tratados - sem nenhuma prova, só se baseando no conteúdo libertário e contestatório de alguns dos seus arquivos e obras - como “terroristas” no seu próprio solo.

Mensagens de solidariedade e apoio com os companheiro/as do Coletivo Ovni Zona Franca escrever para:
omnizonafranca@googlemail.com

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários: