quarta-feira, julho 03, 2013

Franz Kafka nasceu há 130 anos



                     Escritor Franz Kafka com a irmã, Ottla, em uma praça no centro histórico de Praga, na atual República Checa

Kafka de origem judaica, nasceu em Praga, Áustria-Hungria (atual República Checa), e escrevia em língua alemã. "A Metamorfose" (1915) e romances como "O Processo" (1925) e "O Castelo" (1926), retratam indivíduos preocupados com um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático. A escrita de Kafka é marcada pelo seu tom despegado, imparcial, atenciosa ao menor detalhe, e abrange os temas da alienação e perseguição.
A Metamorfose —  Na história, Gregor Samsa acorda de um pesadelo e vê seu corpo transformado em um inseto daninho. Conforme a história se desenvolve o filho se vê inferiorizado com relação a figura paterna. Franz Kafka trata da condição humana, da humilhação, com uma linguagem rica em ironias e metáforas, e que se aprofunda nas relações de poder dentro do âmbito familiar. Essa novela foi escrita em 1912 em uma noite em claro.
O escritor Franz Kafka faleceu no dia 3 de junho de 1924 no sanatório Kierling, perto de Klosterneuburg na Áustria. A causa oficial da sua morte foi insuficiência cardíaca, apesar de sofrer de tuberculose desde 1917