Foi um prémio de todo inesperado e que, numa época de incerteza no ensino, deu algum destaque ao "feito único" de uma aluna de 14 anos da Escola Internacional do Algarve. Madalena Severino foi eleita pela Comissão de Exames Internacionais de Cambridge como a "Melhor Aluna do Mundo", após garantir a melhor nota do Exame IGCSE de Português, realizado em junho deste ano, com uns impressionantes 100%.
A prova consiste em três secções (escrita, interpretação e oral) que se distirbuem ao longo de três e são premiados os alunos que obtiverem a melhor nota do mundo numa determinada disciplina, neste caso, o Português. Geralmente, a prova é feita por alunos com 16 alunos, mas todos sentiram que Madalena já estava em plenas condições de enfrentar o desafio.
"Tinha o objetivo de conseguir uma boa classificação, estava muito confiante. Ainda assim, nunca pensei atingir tanto", conta Madalena ao Quero Estudar Melhor. "Fiquei muito contente, os meus amigos e família felicitaram-me muito".
Feito enorme
A estudante que se encontrava no 9.º ano de escolaridade (Year Nine nesta escola, onde as disciplinas são lecionadas na língua inglesa) confessa que se foi preparando ao longo das aulas e que se esforçou para ter uma classificação meritória na exigente prova da prestigiada instituição britânica.
"O diploma veio com a nota alta em outubro e, aparentemente, ficou-se por aí", explica Graciete Cid, Diretora da Secção Internacional da Escola. "Até que, em dezembro, recebemos uma carta a garantir a nota de excelênca, que declarava a Madalena como melhor aluna do mundo".
A responsável não poupa elogios a Madalena, garantindo que se trata de uma "miúda muito trabalhadora" e realçando que "atingir os 100% nas três valências da prova é um feito enorme, extremamente difícil, do qual tem que sentir grande orgulho."
E o que se segue agora para Madalena? Os 14 anos ainda não permitem à estudante dizer com certeza total o que quer seguir no futuro, embora a "área de gestão e economia" seja "a favorita, num percurso que está a ter um início auspicioso.
Comentário do Anovis: "embora a "área de gestão e economia" seja "a favorita" Oh não! Outra convencida em economia para nos lixar a vida!!!