terça-feira, dezembro 30, 2014

A mensagem de Natal de Passos Coelho e o seu "milagre" da redução do desemprego

– A dimensão do falso emprego, a baixa de salários promovida pelo governo e a milagrosa redução do número de inscritos nos centros de emprego

Na mensagem do Natal de 2014 aos portugueses, Passos Coelho afirmou: " Entramos numa nova fase. Uma fase de crescimento, de aumento do emprego e de recuperação dos rendimentos das famílias ". Será que estas palavras têm alguma correspondência com a realidade? Para responder a esta pergunta vamos utilizar dados do próprio governo. 

O CRESCIMENTO RÁPIDO DO FALSO EMPREGO EM PORTUGAL 

Em estudo anterior mostramos como o governo, recorrendo à formação profissional, aos contratos emprego inserção, aos estagiários, e aos "inativos disponíveis" estava, administrativamente, a reduzir os números do desemprego oficial. Agora vamos mostrar como o governo utilizando também o mesmo processo – medidas administrativas – está empolar os dados do emprego com falso emprego. O quadro 1, com dados oficiais divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), uma entidade tutelada pelo Ministério do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade, mostra como o falso emprego tem aumentado em Portugal. 

Todo o texto aqui