sábado, abril 18, 2009

Dinamarca adopta sestas para motivar trabalhadores

A sesta pode vir a ser declarada obrigatória para quem trabalhe por turnos na Dinamarca como forma de motivar os trabalhadores. A medida já existe em 1800 empresas e vai agora ser aplicada por lei numa das províncias do país.
Os trabalhadores de turnos nas áreas da Saúde e Assistência Social da província mais a norte da Dinamarca vão passar a ter direito a uma sesta remunerada no trabalho, num período não superior a 20 minutos.

Esta medida mandatária pode vir a ser aplicada pelo executivo de Copenhaga em todo o país se os resultados forem positivos.

As sonecas remuneradas são actualmente oferecidas de forma voluntária por mais de 1800 empresas, que, com esta medida, registaram aumentos de rentabilidade e uma redução drástica de enganos, acidentes de trabalho, situações de fadiga e faltas por doença.

Esta ideia faz parte de um pacote de medidas destinado a manter os empregados motivados, ao abrigo da flexisegurança dinamarquesa, e inclui outros direitos, como por exemplo um dia de baixa pela morte do animal doméstico.

Entretanto, confrontada pela TSF, a presidente da Associação Portuguesa de Sono considera que esta sesta é uma «excelente» forma de compensar a maioria dos trabalhadores, em especial aqueles que trabalham por turnos, frisando que os portugueses andam «privados de sono».

Os cerca de 20 minutos propostos para a soneca no trabalho são considerados «o ideal», porque servem para recuperar cerca de «uma hora de sono nocturno» e permitem evitar, por exemplo, acidentes ao volante, destacou Marta Gonçalves.

A psiquiatra lembrou que já existem provas cientificas de que a sesta favorece a produtividade nas empresas e assumiu que não teria qualquer problema em fazer uma recomendação ao Governo para a aplicação desta medida em Portugal.

Sem comentários: