quarta-feira, junho 30, 2010

Mais de 500 detenções em Toronto após os protestos contra a cúpula do G20

A polícia canadense já realizou mais de 500 detenções em Toronto neste final de semana durante e depois dos duros protestos realizados contra a cúpula do G-20 (grupo que reúne as nações mais industrializadas e as principais potências emergentes do mundo). Ocorreram protestos esporádicos na cidade durante a noite deste sábado. Hoje (27) foram registradas novas manifestações e confrontos, e a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

As pessoas detidas são mantidas num antigo estúdio de cinema no leste da cidade. Um elevado número de detenções aconteceu na manhã deste domingo no campus da Universidade de Toronto, onde foi realizada uma operação policial em que foram apreendidos "tijolos, paus e pedras”, segundo a imprensa local.

Houve relatos na imprensa que alguns dos manifestantes foram detidos quando saíam do sistema de esgoto no centro de Toronto. Isso fez com que as autoridades soldassem várias tampas de bueiros.

A Rede de Mobilização Comunitária de Toronto, uma coalizão de grupos que ajudou a organizar os protestos durante o mês que antecedeu a cúpula do G-20, realizou neste domingo uma manifestação de solidariedade aos prisioneiros no local onde os manifestantes estão detidos.

Em relação às prisões, um porta-voz da polícia disse à imprensa que ainda não sabia o número de acusações formalizadas, mas elas vão de “perturbação do sossego, obstrução ao trabalho da polícia, agressão, distúrbios, danos e participação em assembléia ilícita”.

Infos atualizadas, fotos e vídeos:

http://2010.mediacoop.ca/

http://toronto.mediacoop.ca/

http://nooneisillegal-montreal.blogspot.com/

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários: