terça-feira, junho 29, 2010

Maria de Lurdes Rodrigues escreve sobre as medidas que tomou na Educação

A escola pública pode fazer a diferença” é o título do livro que a antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues lança na próxima quinta feira, no qual explica as medidas tomadas durante o seu mandato.

A obra, que será editada pela Almedina, aborda 24 medidas de política educativa, sendo sobre cada uma delas apresentado um diagnóstico, a forma de concretização, bem como os resultados alcançados. O livro está dividido em três partes, designadamente equidade e diminuição das desigualdades, qualidade e eficiência e modernização.

Maria de Lurdes Rodrigues foi responsável por medidas como as actividades de enriquecimento curricular, o encerramento de escolas no 1.º ciclo, o alargamento dos cursos profissionais no ensino secundário, o programa Novas Oportunidades, a modernização das escolas secundárias, entre outras.

Foram bastante polémicas as alterações introduzidas no estatuto da carreira docente e na avaliação de desempenho dos professores, durante o seu mandato.

Maria de Lurdes Rodrigues foi ministra da Educação no primeiro Governo de José Sócrates, entre 12 de Março de 2005 e 26 de Outubro de 2009. É desde dia um de Maio presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

A apresentação realizar-se-á quinta-feira, dia 01 de Julho, pelas 14h30, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha.

Caros colegas,

este livro só pode ser entendido com uma afronta, mais uma, aos professores. Merece que alguém lá esteja a fazer o contraponto! É uma questão de dignidade!

Francisco Trindade

Sem comentários: