domingo, novembro 13, 2005

Apresentação

Nascido em Paris, em 1962, Francisco Trindade estudou na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde se licenciou em Filosofia em 1985.
É professor de Filosofia do ensino secundário desde 1986. É sócio da Societé Proudhon de Paris e autor de obra inédita sobre o pensamento político e filosófico de Proudhon. Já publicou nove livros, sete dezenas de artigos a par de ter levado a cabo uma dezena de conferências. A sua investigação pessoal dura já desde 1984.
Reunem-se neste blog alguns dos trabalhos e artigos, publicados e inéditos, que o autor destas páginas teve oportunidade de escrever nestes últimos vinte anos. À excepção de alguns trabalhos de características mais marcadamente académicas, a grande parte destes estudos giram directa ou indirectamente na órbita da investigação sistemática ou da influência explícita de um único nome: Pierre-Joseph Proudhon. O contacto directo com a obra do pensador socialista francês, aconteceu pela primeira vez em 1975 e já nessa altura exerceu juntamente com outros nomes do universo anarquista uma poderosa atracção. O início do estudo sistemático de Proudhon e da sua obra complexa, enciclopédica e multifacetada, deu-se na ponta final da Licenciatura em Filosofia, em 1984. Todos os trabalhos levados a cabo sobre Proudhon foram realizados a partir desta data e pertencem à obra Investigações Proudhonianas (I.P) na sua esmagadora maioria ainda inédita. Um dos objectivos deste site é resolver este problema.
Se alguma vez houvesse a oportunidade da publicação editorial destas investigações, certamente que alguns dos trabalhos "não-proudhonianos" não seriam publicados e seriam relegados para o fundo poeirento de alguma gaveta. Como isso ainda não aconteceu, vão reunindo-se "por atacado" uma parte dos trabalhos, desde os primeiros, até aos últimos já com data de 2004.
Por vezes senti a necessidade de me afastar da investigação central (a obra de Proudhon) para me dedicar a questões ou a acontecimentos históricos que o estudo dessa obra me impelia, (filosofia de Rousseau, materialismo do século XVIII, Revolução Francesa, Comuna de Paris, Guerra Civil Espanhola, Revolução Russa de 1917, Bakunine, Stirner, o conjunto de autores "chamados" de proudhonianos portugueses, toda a temática ligada ao Autoritarismo (personalidade, família, ideologia, militarismo) mais o conjunto de instrumentos postos à disposição do omnipotente Estado (funcionalismo, comunicação social, etc, etc) com o fechamento deste ciclo sinto-me finalmente preparado ao fim destes anos todos para me dedicar a cem por cento aos grandes temas proudhonianos. A partir de agora as problemáticas circulares ao pensamento do filósofo de Besançon encontram-se resolvidas e abre-se, de vez, o mundo do filósofo.
A investigação que se inicia demorará, pelo menos a concluir, o dobro do tempo que foi necessário para este ciclo, mas isso não é importante, desde que se realize.
O tempo é relativo às disponibilidades nele posto.

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