quarta-feira, julho 26, 2006

Uma carta ao director para dois prémios Nobel

Hoje, 21 de Julho, o diário El País publica um texto [1] assinado por dois prémios Nobel da Literatura, José Saramago e Harold Pinter. Junto a eles, os escritores de prestígio internacional John Berger e Noam Chomsky. O escrito titula-se “Em defesa do povo palestiniano” e só mereceu a consideração de uma Carta ao director por parte dos responsáveis do diário.
Em pleno massacre de um povo, de uma guerra regional que afecta vários países e toda a região, da crise no Conselho de Segurança da ONU, e milhares de cidadãos manifestando­‑se nas ruas, o pronunciamento de quatro escritores de prestígio internacional, dois deles prémios Nobel de Literatura, só cabe como Carta ao Director se se posicionam ao lado dos fracos, os palestinianos.
Foi muito diferente no ano de 2003, quando Saramago escreveu umas breves linhas criticando umas condenações à morte em Cuba. Então mereceu um privilegiado espaço como artigo de opinião no diário madrileno, foi recolhido ademais em todos os meios e agências. Hoje não; uma carta ao director, como a dessa senhora que escreve ao jornal para se queixar dos ruídos nocturnos do camião municipal do lixo.
Os grandes meios decidem hoje que opiniões merecem ser conhecidas e quais são silenciadas. Não importa que a voz seja de prémios Nobel, a denúncia de um genocídio e as pessoas manifestando­‑se aos milhares na rua; se não lhes agrada, restará apenas um espaço em Cartas ao Director.
Mas ter-se-ão enganado diários como El País, só conseguirão afundar­‑se no desprestigio. Porque muitos cidadãos compreenderão a miséria dos seus critérios de publicação e porque milhares de meios de comunicação alternativos darão o lugar que merecem às vozes honestas para que possam chegar onde os grandes meios de comunicação não queriam que chegassem. E assim, miséria a miséria, patranha a patranha, ir-se-ão ficando esses meios de comunicação cada vez mais isolados, mal acompanhados pelos seus accionistas bancários e financeiros, os seus anunciantes de automóveis e de telecomunicações, e pelos gabinetes de imprensa dos partidos políticos que ainda acreditem que o que acontece no mundo é o que se diz nesses meios de comunicação.
Pascual Serrano

[1] John Berger, Noam Chomsky, Harold Pinter e José Saramago, Em defesa do povo palestiniano
http://infoalternativa.org/midia/midia041.htm

Sem comentários: