quarta-feira, agosto 16, 2006

Carta dos cineastas israelitas aos cineastas palestinianos e libaneses

Nós, cineastas israelitas, saudamos os cineastas árabes reunidos em Paris para a Bienal do Cinema Árabe. Através de vós, desejámos enviar uma mensagem de amizade e de solidariedade aos nossos colegas libaneses e palestinianos que actualmente são assediados e bombardeados pelo exército do nosso país. Opomo­­‑nos categoricamente à brutalidade e à crueldade da política israelita, que atingiu novos cumes no decurso das últimas semanas. Nada pode justificar o prosseguimento da ocupação, o isolamento e a repressão na Palestina. Nada pode justificar o bombardeamento de populações civis e a destruição de infra­‑estruturas no Líbano e na Faixa de Gaza. Permitam-nos dizer­‑vos que os vossos filmes, que nos esforçamos por ver e fazer circular entre nós, são extremamente importantes aos nossos olhos. Ajudam­‑nos a conhecer-vos e a compreender-vos.
Graças a estes filmes, os homens, as mulheres e as crianças que sofrem em Gaza, em Beirute e onde quer que as nossas tropas exercem a sua violência, têm para nós nomes e rostos. Queremos agradecer-vos e encorajar­‑vos a continuar a filmar, apesar de todas as dificuldades. Pela nossa parte, comprometemo­‑nos a continuar a exprimir, através dos nossos filmes, das nossas tomadas de posição e das nossas acções pessoais, a nossa categórica oposição à ocupação e o nosso desejo de liberdade, de justiça e de igualdade para todos os povos da região.

Nurith Aviv, Ilil Alexander, Adi Arbel, Yael Bartana, Philippe Bellaiche, Simone Bitton, Michale Boganim, Amit Breuer, Shai Carmeli-Pollack, Sami S. Chetrit, Danae Elon, Anat Even, Jack Faber, Avner Fainguelernt, Ari Folman, Gali Gold, BZ Goldberg, Sharon Hamou, Amir Harel, Avraham Heffner, Rachel Leah Jones, Dalia Karpel, Avi Kleinberger, Elonor Kowarsky, Edna Kowarsky, Philippa Kowarsky, Ram Loevi, Avi Mograbi, Jud Neeman, David Ofek, Iris Rubin, Abraham Segal, Nurith Shareth, Julie Shlez, Eyal Sivan, Yael Shavit, Eran Torbiner, Osnat Trabelsi, Daniel Waxman, Keren Yedaya
http://infoalternativa.org/moriente/mo064.htm

Sem comentários: