Para descontrair ou talvez não, tudo depende da postura que se tem perante a arte, algo substancial para quem não conhece, poder desde já tirar conclusões: a música, a arte do mais importante guitarrista, vivo, português: Gonçalo Pereira
Gravou três álbuns até à data, "Tricôt no País das Maravilhas" (1998), "Upgrade" (1999) e "gonçalo_pereira@g_spot" (2003). Em 2005 lançou também o seu primeiro DVD intitulado "Another Day in Another World" que foi o primeiro do género em Portugal. Gonçalo Pereira também é membro da banda rock "Blister".
A sua técnica de guitarrista apresenta grande rapidez e capacidade de sincronização entre ambas as mãos tendo sempre em atenção a melodia. Possui ainda uma grande amplitude de mão esquerda, executa ligaduras impressionantes e recorre, por vezes, à técnica de "hybrid picking". São audíveis as influências de Steve Vai, Nuno Bettencourt e Paul Guilbert segundo a Wikipedia.
Gonçalo Pereira também foi membro da banda de Paulo Gonzo e gravou os álbuns "Quase Tudo" e "Suspeito". Também realizou uma adaptação para guitarra eléctrica da música "Movimento Perpétuo" de Carlos Paredes, já apresentada aqui no blogue.
Segue-se cinco vídeos tendo sido os dois primeiros colocados por mim no youtube. Estes cinco vídeos completos são significativos para se perceber a qualidade musical do Gonçalo Pereira. Existe um Fan Club ao qual pertenço desde a primeira hora, um blog http://goncalo-pereira.blogspot.com/ e um site que apesar de ter sido atacado por piratas pode ser encontrado provisoriamente aqui: http://64.235.35.106/ Ver também o site dos Blister http://www.blister-music.com/
Chega de conversa porque o mais importante é ouvir e ver (claramente visto) a música e a arte de Gonçalo Pereira.
Sem comentários:
Enviar um comentário