Não vale a pena estabelecermos comparações ou sequer sonharmos em atingir o chamado estado da arte em matéria de ensino, por muito que algumas instituições universitárias se esforcem.
Com uma sociedade civil débil há séculos e séculos, sempre à espera de um Estado permeável aos mais diversos interesses do momento para a proteger, mas incapaz por si mesmo de promover um verdadeiro desenvolvimento do país, a educação que temos, em especial à medida que vamos subindo nos níveis de ensino, vai progressivamente perdendo terreno em relação ao que se passa lá por fora.
Não vale a pena tentarmos imitar ninguém, pois é praticamente impossível decalcar com sucesso estratégias em contextos históricos e culturais diferentes.
Nos EUA existe uma sociedade civil muito forte do ponto de vista económico e isso reflecte-se com naturalidade nos meios de instituições e alunos. Esta Villanova University, localizada nos arredores de Philadelphia foi considerada pela PC Mag a instituição melhor ligada ou equipada em termos tecnológicos. É uma universidade privada, católica, com princípios muito rigídos em que a excelência é o objectivo de toda a comunidade. O que custa não apenas dinheiro, mas obviamente muito trabalho.
Cada caloiro recebe um laptop de oferta, existindo total ligação wireless no , acesso a todo o tipo de recursos virtuais e apoio ténico 24/7.
Claro que só a propina anual é superior a 25.000 euros, curiosamente o valor que o nosso ME disponibiliza como torrão de açúcar para o prémio do idiota, desculpem, do professor do ano.
Mas também é verdade que por lá existe um sistema de bolsas para os melhores alunos e financiamentos a médio prazo dos estudos. Todo esse sistema levou tempo, muito tempo, a erguer. E é verdade que nem tudo pelos States é maravilhoso em termos de Educação.
Mas sempre podemos admirar aquilo que nunca teremos in suo tempore.
http://educar.wordpress.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário