quarta-feira, abril 18, 2007

David Lynch: o cinema sem narrativa

Reparo que, a propósito do novo filme de David Lynch - INLAND EMPIRE - Jorge Leitão Ramos lança (*) a pergunta certa:

"Mas será que quando o cinema não é narrativo ainda é cinema?""

A pergunta fica no ar a conviver com a hipótese do cinema não narrativo ser já mais "instalação audio-visual" do que, propriamente, cinema. Mas o que um incondicional de Lynch não pode deixar de saudar é o modo particularmente feliz como JLR aborda/comenta/justifica a ausência da clássica narratividade:

"Eu acho que o cinema de Lynch não é feito para se perceber, no sentido narrativo. O cinema narrativo é o cinema em que uma coisa tem uma consequência, que depois dá origem a outra coisa. Este filme não tem nada disso. O que é curioso e interessante, neste filme, é que cada cena é legível, mas não cola com a anterior nem com a seguinte. O que não se compreende é o mosaico. Mas cada cena não só é legível como nos impele a olhar. Temos sempre vontade de saber para onde aquilo vai. Mas essa vontade é negada pelo filme, que nunca dá respostas. Não é por isso que o filme é mau. Nós já não nos preocupamos em entender a pintura em função do que lá está representado; a poesia já há muito que deixou de contar histórias ou de ser legível; a música, muito menos. O cinema é que está preso à sua matriz narrativa. E quando aparece alguma coisa que sai disso, essa coisa aparece como absolutamente estranha. O que eu gosto no filme é que não se percebendo nada, estamos sempre com vontade de perceber, de encontrar um fio."

É possível que a própria retórica se mostre, por vezes, também demasiado presa à matriz narrativa, porventura ainda a mais útil quando se trate de transferir uma ideia, mas nem sempre eficaz para fazer partilhar a emoção e o sentimento que António Damásio reconduz, como se sabe, à esfera da racionalidade. E depois, como diz Lynch:

"há muitas realidades. Há a realidade íntima das pessoas e há a realidade da superfície. O cinema pode mostrar todas elas. Se os filmes tiverem uma realidade de superfície, a experiência que as pessoas têm deles serão similares; mas se se forem tornando abstractos, as interpretações começam a multiplicar-se. O cinema pode ser abstracto e numa linguagem que entendemos muito mais do que dizemos entender." (*)

No cinema, como na retórica.


(*) in Actual, Expresso, 31 de Março 2007
http://retorica-pt.blogspot.com/

Sem comentários: