quinta-feira, março 27, 2008

O Milagre Finlandês



A Finlândia é o campeão do sucesso escolar desde 2003. Os seus estudantes são os que revelam melhores resultados na literacia e estão, igualmente, nos tops da matemática e das ciências.
Como é que a Finlândia, saída de uma crise económica, alcançou em poucos anos este sucesso inesperado? Como é que a Finlândia consegue estes resultados gastando cerca de 4000€/ano por aluno?
As peregrinações educacionais à Finlândia tornaram-se moda foi, aliás, com o objectivo de conhecer este milagre que logo no início do seu mandato, José Sócrates fez a sua “peregrinação” para aí conhecer e propagandear o milagre do “salto tecnológico”.
A receita finlandesa é ao mesmo tempo simples e complexa: por um lado, baseia-se na flexibilidade das turmas (o que é um factor “copiável”) mas, sobretudo, beneficia de a sua população ser bastante homogénea e gozar de uma prosperidade relativa (factores não exportáveis).
E se a qualidade dos professores finlandeses é referência obrigatória há um outro factor que não deve ser subestimado: ler para as crianças, contar histórias, ir à biblioteca são actividades acarinhadas na Finlândia desde cedo. Um outro factor, que poderá explicar a facilidade com que as crianças aprender a ler poderá estar relacionado com o facto de muitos programas televisivos serem legendados.
Gostaria ainda de salientar outros factores (não "exportáveis") que contribuem para o sucesso do sistema educativo finlandês: a atitude dos pais perante a escola/conhecimento/cultura; as características intrínsecas dos povos nórdicos menos expansivos, mais disciplinados, mais organizados; a atitude perante o trabalho, característica do protestantismo.

Algumas curiosidades:
- o sistema de ensino Finlandês é totalmente gratuito: todos os materiais escolares (excepção para os livros) e as refeições são da responsabilidade dos municípios;
- os municípios têm efectiva responsabilidade na gestão das escolas, no entanto, o reitor tem obrigatoriamente de ter formação de professor;
- existe um curriculum de referência (objectivos e áreas temáticas) mas as escolas têm inteira autonomia para escolher como devem leccioná-lo: em grupos grandes ou pequenos, em salas ou ar livre;
- ratio aluno professor nas melhores escolas? Cerca de 11 alunos;
- em muitas (todas?) escolas a cada grupo de alunos correspondem dois professores, sendo que um deles tem por função ajudar os alunos que evidenciem alguma dificuldade;
- as aulas têm a duração de 45 min, a que se segue um intervalo de 15min durante o qual os alunos têm à sua disposição instrumentos musicais, xadrez, computadores … para além das clássicas actividades de recreio;
- os alunos são desde cedo estimulados a aprender línguas estrangeiras: sueco e inglês ou/francês. Algumas escolas oferecem ainda outras línguas: russo, chinês, japonês, latim…
- depois das aulas existe uma ampla oferta de clubes de tempos livres/trabalhos de casa, coordenados por monitores, que os estudantes são encorajados a frequentar.


Este "milagre" não é facilmente exportável, nem sequer, para os outros países nórdicos cujos resultados são menos positivos. E mesmo dentro da própria Finlândia, o recente tiroteio numa escola, veio perturbar o tranquilo fluir desta reforma e abalar o sistema.
http://hekate-hkt.blogspot.com/

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