Dia 22 a cotação WTI do barril do petróleo atingiu os 118 dólares. Por sua vez, a cotação do Brent no mesmo dia atingiu um máximo de US$116,67.
Pois é nestas alturas que o governo Sócrates resolve gastar 2 milhões de euros do dinheiro dos contribuintes para subsidiar, a fundo perdido, um corredor de Fórmula 1. É o que se chama um subsídio errado, num momento errado e a transmitir a mensagem errada de gastar ainda mais petróleo, No entanto, o secretário de Estado que o concedeu classifica tal desperdício de dinheiros públicos como "acto normal" .
A centralidade do Pico Petrolífero não é uma questão de somenos importância. O novo Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética , agora anunciado pelo governo Sócrates, não corresponde de forma alguma à magnitude dos problemas que terão de ser enfrentados nos anos pós-Pico.
Não é com as medidas triviais preconizadas nesse plano, como substituição de lâmpadas de filamento por lâmpadas económicas e quejandas, que se resolverão os graves problemas energéticos portugueses – em particular no sector dos transportes.
Seria aconselhável que os responsáveis pela energia neste governo estudassem o Paradoxo de Jevons a fim de entender porque aumentos de eficiência energética conduzem a aumentos do consumo total de energia.
http://resistir.info/
Sem comentários:
Enviar um comentário