quarta-feira, abril 23, 2008

MAIS UMA CARTA PARA REFLEXÃO

Prosseguindo a nossa linha de perspectiva plural, mas determinada, de levar a todos as mais diversas posições no que respeita à luta dos professores, a fim de que se faça uma reflexão aprofundada relativamente ao sentir da classe e daquilo que a move para a luta, deixamos aqui uma carta do Joaquim Ribeiro, que manifesta a sua determinação em lutar até ao fim.


Uma carta ao Sr. Mário Nogueira.

Há muitos Judas em Portugal!

O Sr. Mário Nogueira canta vitória de quê??!!!

Sr. Mário Nogueira, no acordo que fez com a Sr. Maria Lurdes Rodrigues vendeu os professores que, pouco a pouco, com os seus fiéis secretários vai enlatando e amordaçando os professores.

Sr. Mário Nogueira, o Sr. não conseguiu nada...

As grandes questões de fundo que criaram a revolta e indignação dos professores mantém-se, tais como:
a) a avaliação mantém-se e tal como está só serve para dar mais trabalho aos professores de sala de aula, que como já tinham pouco trabalho passam a ter mais esta tarefa e, menos tempo para dedicarem aos seus alunos.

b) substituição de aulas sem serem remuneradas.

c) divisão da carreira em duas categorias, que só serve para dividir os professores nas Escolas, criar mau ambiente, vinganças mesquinhas, perseguições...

d) impedir que só dois terços dos professores cheguem ao topo da carreira.

e) Permitir que dois terços dos professores, a partir do meio da carreira, sejam privados de um terço do seu vencimento.

f) um pedido de desculpa da Sra. Maria de Lurdes Rodrigues pelos insultos que tem feito aos professores.
O Sr. Mário Nogueira já reparou que a Senhora Ministra conseguiu tudo o que pretendia:
i) queria implementar uma avaliação anedótica para os professores e conseguiu!

ii) queria dividir a carreira em duas e conseguiu!

iii) queria reduzir o vencimento dois terços dos professores e conseguiu!

iiii) queria um novo modelo de gestão para domesticar os professores e também conseguiu!
Quais são as suas vitórias?

O Sr. Mário Nogueira não pense que foi o Sr. que levou 100.000 professores a Lisboa, o Sr. é que aproveitou a boleia e colou-se à frente da manifestação, foi um oportunista!

Não foi o Sr. que levou os professores para a rua, foram eles que saíram espontaneamente.

Na próxima Quarta Feira vai assinar o fim da sua carreira como Dirigente Sindical e a morte dos sindicatos dos professores, mas os professores não necessitam de traidores.

O Sr. Mário Nogueira esquece-se que os professores são os detentores do Saber aqui e em todas as parte do Globo, que sabem pensar, que sabem o que é justo e injusto, que não precisam de quem os dirija...

Houve um famoso dirigente sindical que terminou a sua carreira como deputado em Bruxelas, o Sr. Torres Couto, todos conhecemos a famosa história do Sr. Ferreira do Amaral, todos nos conhecemos história do Sr. Jorge Coelho, não me repugna acreditar que o Sr. Mário Nogueira tenha vendido os 100.000 professores que o seguiam na manifestação, por um lugar na 24 de Julho, ou por um lugar ao lado do Sr. Sócrates em Bruxelas. Mas desiluda-se, porque os professores não iam atrás de si, mas atrás de um ideal, de uma Escola Pública de qualidade para Portugal e para os portugueses desfavorecidos, o senhor foi um oportunista que aproveitou a manifestação para promover a sua imagem.

As vedetas negoceiam a sua imagem com as grandes marcas, para vender produtos. Se o Senhor Mário Nogueira procurar, talvez encontre uma marca de pasta de dentes interessada em associar o seu nome a um dos seus produtos.

Sr. Mário Nogueira, os professores vão continuar a sua luta sem os sindicatos porque têm a razão do seu lado e acreditam nos grandes valores e não em jogadas de bastidores.

Os professores foram insultados, humilhados, espezinhados, vexados pelo Sr. Sócrates, pela Sra. Maria de Lurdes Rodrigues, pelo Sr. Emídio Rangel, pelo Sr. Miguel Sousa Tavares, ... o insulto que faltava aos professore vem do senhor Sr. Mário Nogueira quando na próxima quarta-feira assinar o acordo, mas esse é o seu acordo e não o dos professores.

A Sra. Maria de Lurdes Rodrigues 'perdeu os professores, mas ganhou os pais'. O Sr. Mário Nogueira ganhou a Ministra, mas perdeu os professores!!

Colegas, a nossa luta continua, não deixem de comparecer às manifestações das 2ª Feiras; se o Sr. Sócrates acredita que calou os professores, que se desiluda.

Divulguem esta mensagem!!!!!!!

Joaquim Ribeiro
http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/

Sem comentários: