sábado, abril 05, 2008

Uma empresa estadunidense bloqueia o acesso a partir da Suécia aos sítios rebelion.org e à Agência Boliviana de Informação

Uma empresa estadunidense bloqueia o acesso a partir da Suécia
aos sítios rebelion.org e à Agência Boliviana de Informação


A página www.rebelion.org e a Agência Boliviana de Informação (www.abi.bo), entre outras, foram censuradas por vários provedores de Internet na Suécia e noutros países de Europa.

A empresa estatal sueca Telia, provedora de serviços de telefonia e Internet, foi afectada por uma decisão da empresa norte-americana CogNet que administra o acesso a vários servidores. A medida foi adoptada unilateralmente, e impede todos os utentes ligados à Internet através de servidores da Telia de aceder ao Rebelión e à ABI, entre outros sítios.

A maioria dos utilizadores de Internet através da Telia inteiraram-se da censura após tentar, por mais de uma semana, aceder aos mencionados sítios sem sucesso.

Preocupados pelo que parecia um erro no servidor, os utilizadores puseram se em contacto com o serviço ao cliente da Telia.

A resposta não foi nada tranquilizadora. A CogNet tinha censurado – não se sabe por que razão – o acesso a determinadas páginas de Espanha e da América Latina, e não existe possibilidade de que o serviço volte a ser estabelecido em breve.

A Telia sustenta que nada pode fazer para restabelecer a conexão com esses lugares, admite que se trata de uma censura e de uma limitação à liberdade de informação. Acrescenta que está em negociações com a CogNet, mas até agora sem resultados positivos.

Pode-se aceder às mencionadas páginas censuradas a partir outros servidores de Internet, especialmente de empresas mais pequenas. Em algumas cidades a censura abarca milhares de utilizadores, já que empresas administradoras de apartamentos, como a HSB, têm o serviço de Internet contratado em banda larga para os seus inquilinos através da estatal Telia.

A Telia é a maior provedora de Internet da Suécia e está associada a outras empresas nos países nórdicos.
Ernesto Tamara
http://www.infoalternativa.org/midia/midia090.htm

Sem comentários: