domingo, maio 18, 2008

400 mil profs em greve + 200 mil funcionários públicos

Os professores britânicos estão, esta quinta-feira, em greve. São 400 mil os grevistas em todo o Reino Unido. Para além dos professores há mais 200 mil funcionários públicos paralisados. Todos os trabalhadores reivindicam aumentos salariais. Uma jornada sem precedentes desde que os trabalhistas chegaram ao poder há já uma década.
O primeiro-ministro Gordon Brown, em funções há menos de um ano e com a popularidade em queda, vê a política laboral do Governo em perigo. A somar aos professores, paralisam também funcionários dos centros de emprego, instrutores das escolas de condução, guarda costeira e milhares de outros funcionários públicos.
Só a paralisação dos professores faz com que um terço das escolas em Inglaterra e no país de Gales, ou seja cerca oito mil, não abra as portas. Os docentes britânicos dizem que a paciência já se esgotou, depois de três anos de aumentos abaixo da inflação, e que não estão dispostos a continuar nas mesmas condições.
O dia de greve dos professores, que inclui também meia centena de concentrações em todo o país, vai custar à economia do Reino Unido quase 70 milhões de libras.
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=944304

Sem comentários: