Algumas frases sintomáticas de uma recorrência (de um lugar-comum) a propósito da juventude (autoria usualmente atribuída aos autores citados - não pude verificar as fontes):
"A nossa juventude é mal educada, zomba da autoridade e não tem nenhuma espécie de respeito pelos mais velhos. As nossas crianças de hoje não se levantam quando um ancião entra numa sala, respondem aos pais e tagarelam em vez de trabalhar. São simplesmete más"
-Sócrates, 470-399 A.C..
"Não tenho nenhuma esperança para o futuro do nosso país, se a juventude de hoje lhe assumir o comando amanhã, porque esta juventude é insuportável, sem compustura, simplesmente terrível"
- Hesíodo, 720 A. C..
"Esta juventude está corrompida até ao mais profundo do coração. Os jovens são malfeitores preguiçosos. Não serão nunca como a juventude de antigamente. Os de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura".
- escrito num jarro de argila nas ruínas de Babilónia: + de 3.000 A.C.
Juventude, fase intermédia entre a infância: in-fans = o que não fala, o que "não tem ainda voz activa na matéria" - e a idade adulta: adultus = maduro (particípio passado de adolescere, crescer). Vários caminhos aproximam-nos da compreensão de quem são os adolescentes, os jovens.
http://terrear.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário