domingo, junho 29, 2008

DREN não quer professores que dão notas "distantes da média" a classificar exames

Margarida Moreira diz que "alunos têm direito a ter sucesso"
Mais um direito novo: o direito ao sucesso. Pensava eu que o sucesso era uma consequência do trabalho e do mérito, afinal é um direito. Se a moda pega qualquer dia vemos a consagração do "direito a ser inteligente", o " direito a ser boa pessoa" ou , então, o "direito a ser rico". Este último até que não estava mal, já me estou a imaginar numa "manif", na Avenida da Liberdade, a reivindicar o direito ao meu porshe ou à minha vivenda no Dubai. O mais curioso é que estes novos direitos, educativamente consagrados, como "o direito a não ir às aulas", o "direito às provas de avaliação reiteradas" e agora este último "direito ao sucesso", deviam, no mínimo, fazer desconfiar até o mais crédulo dos cidadãos, ou não será assim ? Mais estranho ainda é a desproporção, em termos de direitos e agora de deveres, que à missão educativa se exige. Já todos conhecíamos a perda de direitos dos professores e a retórica da excelência e do rigor..., agora exige-se-lhe, vejam lá o paradoxo, que ele se deixa de exigências bacocas em nome do "direito ao sucesso". Afinal temos andado todos enganados, a exigência não é um dever do professor, é mais um factor da sua deformação.
Quando é que o País ganha juízo!!?

"Façam estalar no ar chicotes, (...)
Eu quero por força ir de burro."
Notícia do Público:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1333811&idCanal=58

Sem comentários: