terça-feira, julho 15, 2008

A arrogância

Na minha opinião, não existe acusação mais fácil e cobarde em qualquer discussão do que a da arrogância. A arrogância é indiferente num debate - o que conta são os factos. A acusação de arrogância é ainda mais infame que a própria arrogância e é, muitas das vezes, um claro exemplo da própria. Este gesto mesquinho abunda na política e azeda o debate na blogosfera.

Se uma das partes defende o seu ponto de vista de forma assertiva, está a meio caminho de ser acusado de arrogância por um adversário sem argumentos. Se conhece melhor os factos e possui dados desconhecidos pela parte oposta, mais fácil ainda se torna a acusação por parte de quem sofre de um complexo de inferioridade. Quem usa o humor para sublinhar uma posição incoerente ou errada arrisca-se ainda mais.

Porque se de facto se é arrogante num debate, de que serve apontar o dedo? A melhor maneira de apanhar um mentiroso é, porventura, chamá-lo de mentiroso? Não será mais útil apontar os factos que o demonstram? O mesmo acontece com a arrogância - a acusação cai no vazio e não serve nada senão para tentar preencher a lacuna argumentativa do acusador.
http://banqueiroanarquista.blogspot.com/

Sem comentários: