domingo, agosto 17, 2008

Os nossos cientistas

São deste tipo, que por aqui aparecem, numa foto tirada da revista Única do Expresso que foi descobrir um casal de investigadores universitários.
Elvira e Rodrigo, integram uma equipa que investiga na área científica e prática, da microelectrónica. A equipa compreende ainda cientistas de várias proveniências e nacionalidades, com destaque para alguns da Ásia ( dois indianos, dois chineses, um cingalês do Sri Lanka e um bielorusso, admitidos por concurso curricular e escolhidos entre muitos outros candidatos que se apresentam , por conhecerem a fama do lugar).
Elvira, vinda de família modesta, acabou o curso secundário em 1982, com notas medianas. Entrou na Engenharia Física e dos Materiais e deu-se bem com o assunto. Doutorou-se em 1995, na área do marido que aí conheceu.

A investigação que fazem actualmente, no âmbito da universidade ( faculdade de Ciências e Tecnologia, no campus do Monte da Caparica, está sob a mira atenciosa de alguns fabricantes dos futuros écrans onde se escrevem, lêem e vêem, as imagens e signos do mundo computadorizado. e televisivo, como a Samsung.
Transístores de papel, é uma das últimas novidades, e que já mereceu a atenção dos media internacionais ( BBC, Corriere della Sera, Finantial Times, por exemplo).

A família Martins, tem uma filha, adolescente. A mãe, tirou sempre os cursos em escolas públicas. No entanto, a filha, "nunca irá para uma escola pública, com o ensino como está hoje", diz o pai, um professor catedrático.

Será preciso melhor metáfora, para o ensino de hoje, e para os ministérios da Educação dos últimos vinte anos?
Quem forma hoje, as Elviras de amanhã?

http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/
(sublinhados meus)

Sem comentários: