terça-feira, agosto 12, 2008

Por que razão há colegas que assistem e participam nas acções de agitprop de MLR, VL e JP?

Há um fenómeno para o qual não encontro explicação. Aproveito a ocasião para pedir ajuda aos leitores sobre a melhor forma de compreender tão estranho fenómeno.
Será masoquismo?
De cada vez que MLR, VL ou JP se deslocam pelo país, numa qualquer acção de agitação e propaganda (nos meus tempos de estudante, antes de 1974, chamávamos-lhes de agitprop), há centenas de professores a ouvirem, tranquilamente, e, muidas vezes, a baterem palmas ao anúncio de medidas que criam dificuldades aos professores na sua missão de ensinar e que surgem à luz do dia com o único propósito de infernizar a vida dos produtores. Será masoquismo? Ou será que o número de adesivos e de candidatos a adesivos é maior do que aquilo que se pensa? Outra explicação: a missão de ensinar tornou-se tão difícil e complexa que são cada vez mais os aspirantes a capatazes?
Vão para serem vistos?
Estou em crer que boa parte dos professores que se dão ao trabalho de assistir às acções de propaganda de MLR, VL e JP o fazem para serem vistos pelos caudilhos locais, na esperança de que, dessa forma, saiam da lista negra ou venham a ser contemplados com um lugar de chefia intermédia, livrando-se, por essa via, da maçada de terem de aturar uma centena de alunos mal comportados mais uma centena de encarregados de educação que pensam ter parido cem génios incompreendidos por professores que têm a desfaçatez de não reconhecerem a genialidade das criaturas.
Haja um pouco de coragem e verticalidade
A luta dos professores contra as malfeitorias que lhes foram feitas nos útimos três anos faz-se de pequenas e de grandes coisas. São pequenos gestos como por exemplo a recusa em assistir às acções de agitação e propaganda dos titulares do ME, a ausência da escola sempre que ela é alvo de uma visita de um alto dirigente do ME ou a recusa em participar em votações para o Conselho Geral Transitório, sempre que haja apenas uma lista de adesivos...
A luta tem de ser travada diariamente e cada professor tem de ser digno da grandeza que é lutar pela justiça e pela equidade.
http://www.professoresramiromarques.blogspot.com/

Sem comentários: