quinta-feira, setembro 04, 2008

As 15 características do adesivo. Sobre a natureza da adesivagem.

O que leva um professor a trair os seus colegas e a tonar-se adesivo? Para responder a esta pergunta, é preciso conhecer a natureza da adesivagem.
1. Regra geral, o adesivo não gosta de dar aulas. Tem pavor pelo métier e desdém pelos colegas que continuam amarrados à sala de aula.
2. O adesivo veio parar à profissão docente por acaso. Regra geral, isso aconteceu porque o adesivo não teve outro remédio do que começar a dar aulas para poder ganhar a vidinha.
3. O adesivo é preguiçoso e esconde a sua falta de vontade de trabalhar empurrando para cima dos outros novos conteúdos funcionais e novas obrigações. É por isso que o adesivo concorda com os artigos 35º e 45º do Decreto-Lei 15/2007.
4. O adesivo é um lambe botas. Agrada-lhe estar de bem visto com o poder. Gosta de farejar os corredores do poder. Está sempre de acordo com a autoridade e raramente tem a coragem de divergir.
5. O adesivo não emite opiniões próprias em público. Raramente tem opinião própria. Quando tem, guarda-a para si.
6. O adesivo detesta conteúdos. Amarrado na sua ignorância, o adesivo refugia-se na "importância" do conhecimento pragmático e utilitário. Para o adesivo, o único conhecimento válido é o procedimental. Por isso, o adesivo ama a burocracia e está sempre pronto a justificar a criação de mais papelada, relatórios e grelhas.
7. O adesivo adora grelhas. Gosta de segmentar, criar compartimentos, dividir em pequenas parcelas, atomizar e esquartejar. Dessa forma, o adesivo ganha a sensação de que pode controlar o trabalho dos outros.
8. O adesivo quer subir na vida a qualquer preço e de qualquer maneira.
9. O adesivo é, regra geral, um coitado, um zé-ninguém, que se refugia no contacto íntimo com os poderosos com o objectivo de ter a ilusão de que tem uma vida.
10. O adesivo não tem princípios e despreza quem os tem.
11. O adesivo ignora a existência das virtudes clássicas da coragem, perseverança, resiliência e justiça. Como ignora os clássicos e lhe falta cultura geral, não só desconhece o significado verdadeiro desses conceitos como considera que são velharias do passado, incompatíveis com a cosmovisão modernaça da vida e do mundo.
12. O adesivo está sempre pronto a mudar de opinião. Sem princípios, sente-se livre para saltitar de opinião, ao sabor das conveniências e sempre em consonância com as ideias dominantes e úteis.
13. O adesivo não tem um sistema de valores alicerçado em princípios éticos; daí que o único valor que lhe interessa é que traz vantagens. O bom e o bem são para o adesivo sinónimos de utilidade.
14. O adesivo, à semelhança dos chefes que procura imitar, jamais assume responsabilidades pelo que corre mal. Ao invés, o adesivo está sempre pronto a atribuir aos outros as culpas pelo que corre mal e a chamar a si os louros do que resulta.
15. Deixo para os leitores a indicação da 15ª característica do adesivo. Colabore com comentários e ajude a caracterizar a natureza da adesivagem.
http://www.profblog.org/

Sem comentários: