terça-feira, setembro 02, 2008

Este é o pensamento político que temos

Este é o pensamento político que temos , está em todas:


• Estádios de futebol, hoje às moscas,


• TGV,


• novo aeroporto,


• nova ponte,


• auto-estradas onde, na maioria dos casos, bastaria criar estradas com bom piso,


prevendo "variantes" que as desvissem das localidades,


• etc. etc.


A quem na verdade serve tudo isto?






PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM


A QUEM VAI SERVIR O TGV ...


1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO (e aos seus agentes internos,


sob a forma de "luvas")


2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ...CLARO,


3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...


OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS


- ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS

POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !


Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.

Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos
nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio
aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de
vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora conhecer a realidade económica e social desses países,


Daria comigo a pensar que os nórdicos,


emblemáticos pelos superavites orçamentais,


seriam mesmo uns tontos.



Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes
recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas,


• na qualidade do seu Ensino Superior,


• nos seus museus e escolas de arte,


• nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,


• nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.




Percebe-se bem porque não


• construíram estádios de futebol desnecessários,


• constroem aeroportos em cima de pântanos,


• nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.





O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental,


extensos,
onde o comboio rápido é,
numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro,
competitivo com o transporte aéreo.

É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que
fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França, Alemanha e Espanha e,embrionário, segundo o eixo longitudinal da Itália (com pequenas extensões a países vizinhos).

É por razões de sensatez que não o encontramos


• na Noruega,


• na Suécia,


• na Holanda


• e em muitos outros países bem mais ricos do que este "quintal" mal gerido.



Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto
à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros
não trará qualquer benefício à economia do País.

Para além de que,
dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia,
ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que,
com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:





- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo


que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes


(a 2,5 milhões de euros cada uma);





- mais 1.000 (mil) creches


(a 1 milhão de euros cada uma);





- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos


(a 1milhão de euros cada um).

E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros


para aplicar em muitas outras carências


como, por exemplo,


na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

(recebido por mail)

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