terça-feira, dezembro 30, 2008

Doutores ou ainda menos...


A propósito do generalizado tratamento de "doutor" em Coimbra, contava-se a história de um barbeiro que, enquanto escanhoava o cliente, metia conversa com ele: "O sr. dr. não é o engraxador que pára lá em baixo na Portagem?" Entretanto todo o país se "coimbrizou" (e o que não se "coimbrizou" está a "bolonhizar-se") e a piada perdeu-se.
Hoje, no supermercado, devemos dirigir-nos à menina da caixa dizendo: "Pago com Multibanco, sra. dra.", e à empregada doméstica: "Dra. Irene, sirva o leite-creme", do mesmo modo que não podemos esquecer-nos de que o lavador de carros pode ser engenheiro pela Moderna ou pela Internacional: "Lavagem completa, sr. engenheiro".
A revista "Sábado" conta a história de um atleta de "taekwendo" que, sem nunca ter feito o ensino secundário, em poucos meses conseguiu, como tantos outros, um diploma "simplex" do 12.º ano nas "Novas oportunidades" e já está a caminho da Faculdade de Medicina. Um dia destes, juntamente com um anestesista também "simplex", estará a operar o leitor num hospital público, os dois cheios de curiosidade sobre o que haverá dentro de uma barriga.
Manuel António Pina
in JN
http://alvarohfernandes.blogspot.com/

Sem comentários: