sexta-feira, dezembro 05, 2008

MINISTRA ADMITE SUBSTITUIR MODELO DE AVALIAÇÃO NO PRÓXIMO ANO LECTIVO

«Uma vez iniciada este ano uma avaliação séria dos professores, estarei totalmente aberta à discussão de alterações a este modelo e até à sua substituição, mas em anos seguintes, não neste», disse Maria de Lurdes Rodrigues, durante um debate de urgência sobre a avaliação de desempenho dos docentes pedido pelo BE.
Contudo, a ministra garantiu não ser «intransigente na defesa do modelo em vigor, mas apenas na defesa do princípio de uma avaliação séria e com consequências».
Vejamos se eu percebi bem:
Este modelo é assumidamente mau, tanto que das duas vezes que arrancou, precisou de parar, ser simplificado e mesmo assim só uma mão-cheia de escolas o consegue colocar em funcionamento.
No entanto, apesar de ser mau e estar todo remendado, deve ser usado este ano, embora não tenha efeitos para o concurso de docentes e de terem afirmado que as classificações negativas não têm consequências para já.
A ministra está aberta a negociar um novo modelo para o ano lectivo em que já não será ministra.
Está tudo muito bem pensado, sim senhora. Só é pena que o Estado seja refém dos orgulhos e humores pessoais da senhora ministra e do seu primeiro. O sentido de Estado perdeu-se, algures, provavelmente fruto da tal inclinação anarquista que ainda não desapareceu.
Paulo Guinote IN A EDUCAÇÃO DO MEU UMBIGO

Sem comentários: