quinta-feira, janeiro 08, 2009

A greve do dia 19 de Janeiro deve ser acompanhada de manifestação nacional?

1. Os movimentos independentes convocaram uma manifestação para o dia 19 de Janeiro. Será em frente ao Palácio de Belém.
2. Ontem, houve uma reunião entre vários sindicatos que compõem a Plataforma, entre eles estava a FENPROF, e os movimentos independentes. Estiveram presentes a APEDE, o MUP, o MEP e o PROmova fez-se representar pela APEDE e MUP.
3. A reunião realizou-se a pedido dos movimentos independentes com o objectivo de movimentos e sindicatos unirem esforços, no dia 19 de Janeiro. Esteve em cima da mesa a proposta de adesão dos sindicatos à manifestação do dia 19/1. Essa proposta não foi aceite pelos sindicatos, com o argumento de que seria um desperdício preparar duas formas de luta para o mesmo dia. Os sindicatos referiram também que a organização de uma manifestação nacional exige uma logística muito dispendiosa.
4. O ambiente da reunião foi cordial mas não resultou dela qualquer iniciativa conjunta, a não ser o comprometimento dos movimentos e sindicatos na preparação da greve nacional.
5. A questão que se coloca é a seguinte: valerá a pena manter a greve nacional para o dia da greve? Ou é preferível concentrar os esforços na preparação da greve e adiar a manifestação nacional para mais tarde?
http://www.profblog.org/

Sem comentários: