1. Sabia que a maioria dos norte-americanos usa mais a Internet e a blogosfera como fonte de informação dos que os media tradicionais? Pois é verdade, a crer numa pesquisa feita pelo Pew Research Center .2. Em Portugal, ainda não é assim mas caminha para tal. Aliás, os media tradicionais que melhor se estão a aguentar são os que apostam, igualmente, em formatos online. É o caso do Correio da Manhã, o jornal de maior circulação em Portugal e o que tem um excelente formato electrónico.
3. Apesar da crescente perda da influência dos media tradicionais e correspondente perda de receitas publicitárias, está ainda generalizada na opinião pública a ideia falsa de que os media tradicionais usam fontes ortodoxas e mais credíveis enquanto que os media electrónicos usam preferencialmente fontes heterodoxas pouco credíveis.
4. É inegável, no entanto, que os media electrónicos, incluindo os blogs, usam cada vez mais fontes primárias (testemunhos directos e documentos) para gerar notícias e contar histórias.
5. A margem de liberdade dos media online, em particular dos blogs, é muito maior do que a dos media tradicionais, os quais estão demasiadas vezes ao serviço de grandes grupos económicos infiltrados pelos partidos políticos. Não admira, por isso, que a tecnoburocracia de Bruxelas, com o apoio dos governos nacionais, queira regular os blogs, submetendo-os à tutela de uma estrutura reguladora ao serviço do poder político dominante, que é como quem diz do bloco central de interesses.
http://www.profblog.org/
Sem comentários:
Enviar um comentário