quarta-feira, janeiro 14, 2009

Probablemente Dios no existe


É perfeitamente compreensível que a nossa curta passagem por este mundo, faça com que muitos se agarrem a essa ideia de que a alma é imortal ou de que há um ser superior a tudo e a todos, que nos condena ao fogo eterno ou nos absolve a uma eternidade nas nuvens ao som de harpas angelicais. Ou que teremos 73 virgens à nossa espera no paraíso, no caso de sermos fundamentalistas islâmicos e nos fizermos explodir com um cinto de bombas na cintura dentro de um autocarro cheio de "infiéis". 

As maiores guerras, as maiores torturas, as maiores injustiças foram cometidas em nome de algum Deus sob a capa de uma qualquer crença religiosa. A guerra de Gaza está aí mesmo para o comprovar. E embora acredite que ter fé dá conforto a biliões de pessoas no mundo inteiro, continua a revoltar-me profundamente que haja um chefe supremo de uma Igreja que esteja a espalhar pelos seus fiéis que não devem utilizar o preservativo ou que as relações sexuais tem como único objectivo a procriação, ou que uma outra religião impeça as mulheres de estudar, ter emprego ou sair à rua quando estão menstruadas. 

Esses e outros absurdos são proclamados, defendidos e postos em prática em nome d'Ele. Dalgum Ele, seja lá quem Ele for. Tivemos um exemplo recente em Cabo Verde de algumas anormalidades proclamadas em nome de Deus, com um energúmeno a escrever no jornal mais lido do país de que a homossexualidade seria uma doença, "tratável", como a toxicodependência. 

Acho até mais lógica a teoria romanceada por José Rodrigues dos Santos no seu livro "A Fórmula de Deus", onde se utiliza a física quântica e a astronomia, para mostrar que tudo está definido por uma entidade superior, sim senhor, mas que esta não é um senhor velho de barbas e com um cajado que nos vem dizer o que fazer, mais sim um super-computador concebido para que tudo volta ao grau zero da existência. 

Tudo isto - que é muito pouco porque um daqueles assuntos que nunca terminam - para dizer que adoro a campanha desenvolvida pela União de Ateus e Livres Pensadores da Catalunha, que pagou para serem colocados anúncios nos autocarros em Londres, Barcelona e brevemente noutros locais, porque esta campanha, que vive de doações, está a ter um enorme sucesso. O anúncio diz exactamente: "Probablemente Dios no existe. Deja de preocuparte y goza de la vida". Sinceramente, acho que é um óptimo conselho.
http://cafemargoso.blogspot.com/

Sem comentários: