domingo, janeiro 11, 2009

Visita à Casa do Futuro

Visita à Casa do Futuro
Sócrates estraga visita de estudo

Os alunos de uma escola dos arredores de Coimbra tiveram hoje de voltar para casa sem ver a Casa do Futuro, no Museu das Comunicações, em Lisboa. A visita estava marcada há dois meses, mas teve de ser cancelada porque José Sócrates tinha requisitado o espaço.

«Estamos todos muito frustrados. Foi uma falta de respeito pelos alunos», lamenta a professora Fernanda Castro, da Escola Básica 2,3 de Ceira (nos arredores de Coimbra), depois de ter visto cancelada a visita de estudo à Casa do Futuro sem qualquer aviso prévio.
A docente, que organizou a excursão há cerca de dois meses, explicou ao SOL que só às 14h30 desta quarta-feira foi informada de que os 50 alunos que a acompanhavam não poderiam entrar «porque a Casa do Futuro estava requisitada pelo gabinete do senhor primeiro-ministro para um evento».
Fernanda Castro ficou sem saber qual era o evento, mas recebeu como explicação para a impossibilidade de visitar o espaço o facto de a presença dos alunos criar «problemas de segurança».
«Foi complicado explicar isto aos miúdos, porque a Casa do Futuro era o local que mais expectativas tinha criado em torno desta visita», contou ao SOL já de regresso a Ceira.
O Museu das Comunicações ainda ofereceu aos alunos de Ceira a possibilidade de regressar noutra data, mas as turmas que estiveram hoje em Lisboa não deverão tão cedo voltar a ter uma visita de estudo.
«É complicado voltar, porque temos de pagar o autocarro e estes alunos não podem perder outro dia de aulas para vir a Lisboa», diz a professora.
O gabinete do primeiro-ministro diz que «desconhece totalmente a sítuação».
(versão actualizada)
margarida.davim@sol.pt

Sem comentários: