sexta-feira, fevereiro 27, 2009

O Despilfarro dos dinheiros da CGD...


Em comunicado distribuído esta quinta feira, uma semana depois de o BE ter levantado o problema em conferência de imprensa e no dia seguinte ao debate parlamentar em que o governo foi confrontado com a situação, a Caixa Geral de Depósitos veio apresentar explicações públicas sobre a aquisição de 10% do capital da Cimpor ao empresário Manuel Fino, por um preço superior ao valor de mercado que permitiu a Fino obter um benefício de 62 milhões de euros.
.
De acordo com a explicação adiantada pela administração da CGD, a opção de pagar 4,75€ por acção, 25% acima do valor de mercado, resultou de um acordo com o empresário, que permitiria à CGD obter uma posição de controle na estrutura accionista da empresa. A CGD considera mesmo que este prémio é "inferior ao habitualmente praticado".
.
Louçã considera esta explicação "absurda", uma vez que há quatro accionistas da Cimpor que, em conjunto, detêm 60% do capital da empresa, assegurando total controle das decisões da cimenteira. Esses accionistas são o BCP, a Teixeira Duarte, o grupo Lafarge e o próprio Manuel Fino, que continua a deter 10% do capital da Cimpor.
.
Em discussão parlamentar na tarde desta quinta feira, o deputado do BE pediu explicações sobre o assunto a Teixeira dos Santos, acusando a Caixa Geral de Depósitos de mentir para explicar o prémio atribuído a Manuel Fino, que neste caso era o devedor e o incumpridor. No entanto, o ministro das Finanças declarou nada ter a acrescentar ao comunicado da CGD. Apesar da insistência de vários deputados nesta questão, Teixeira dos Santos manteve-se firme na recusa em dar qualquer explicação.
.
O negócio entre Manuel Fino e a Cimpor veio tentar cobrir o prejuízo que resultaria do incumprimento, por parte de Manuel Fino, do pagamento de um empréstimo que havia obtido junto da CGD e que tinha como garantia a entrega de acções da empresa. Segundo Louçã, o banco público devia ter accionado essa garantia, adquirindo as acções pelo seu valor de mercado e sem pagar qualquer suposto prémio de controle.
in Esquerda.net
.
O engenheiro não sabe, nem viu; Teixeira dos Santos, idem; a Caixa dá respostas esfarrapadas que não convencem ninguém...Entretanto o dinheiro dos cidadãos é distribuido às mãos-cheias num país ao Deus dará...
Isto da crise, continua e sempre a afectar os que menos têm...
LIMPEZA GERAL...PRECISA-SE...
http://alvarohfernandes.blogspot.com/

Sem comentários: